Coordenador do Centro de Conhecimento em Biodiversidade e PPBio realiza visitas estratégicas na China
- Elias Fernandes
- há 18 horas
- 1 min de leitura

O coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Centro de Conhecimento em Biodiversidade e do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), professor Geraldo Fernandes, está realizando uma série de visitas técnicas em regiões de destaque cultural e ambiental na China. A iniciativa tem, como objetivo, promover o intercâmbio de práticas de conservação e fortalecer parcerias internacionais dos dois programas brasileiros. As atividades incluem explorações em áreas históricas e naturais, além de participação em agendas acadêmicas junto à Henan Agricultural University.
A primeira etapa da viagem contemplou a região montanhosa próximas ao templo de Shaolin, em Denfeng, seguidas por visitas às grutas históricas de Luoyang e às áreas ribeirinhas de Qingming, em Kaifeng, antigas capitais de dinastias chinesas. O roteiro permitiu ao coordenador aprofundar a compreensão sobre a relação entre patrimônio histórico e preservação ambiental. Posteriormente, acompanhado por professores e alunos da Henan Agricultural University, ele visitou a zona ribeirinha do Rio Amarelo (Yellow River) e as montanhas do Qianjiangyuan National Forest Park, região de clima monçônico subtropical, reconhecida pela alta biodiversidade, especialmente de aves.
Durante sua passagem pelo Parque Nacional, o coordenador ministrou palestra sobre a importância do Cerrado brasileiro no contexto ambiental global e destacou desafios como a crise climática e o uso intensivo da terra. A visita também evidenciou projetos inovadores de conservação desenvolvidos no Qianjiangyuan National Forest Park, como as iniciativas para a proteção do faisão-dourado (Chrysolophus pictus) e da íbis-de-topete-japonesa (Nipponia nippon), que vêm contribuindo para a recuperação de espécies ameaçadas e a preservação dos ecossistemas locais.
Comentários