top of page
Buscar

Declaração do Clima assinada por jovens lideranças de 39 países é lançada hoje na COP30

Foto: José Sabino/Natureza em Foco
Foto: José Sabino/Natureza em Foco

Belo Horizonte se tornou o centro da mobilização climática juvenil entre 2 e 5 de abril de 2025, quando 200 jovens, de 39 países, além de outros 300 participantes virtuais, apresentaram a Declaração da Juventude pelo Clima de Belo Horizonte. O documento, resultado do Global Youth Climate Summit, organizado pelo Global Youth Leadership Center em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Centro de Conhecimento em Biodiversidade (INCT/CNPq/MCTI), reúne demandas diretas e contundentes por ação climática imediata em áreas fundamentais como financiamento, justiça climática, conhecimentos tradicionais, juventude e cidades sustentáveis. Sua versão em português está sendo lançada nesta sexta-feira (21/11), em Belém, durante a COP30.


A carta, entregue oficialmente à ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, na cerimônia de encerramento do encontro, reforça que educação climática, participação juvenil e financiamento transparente são pilares para qualquer futuro possível. Os jovens pedem desde uma definição universal de financiamento climático até auditorias intergeracionais, lideradas por juventudes, defendendo que recursos cheguem às comunidades mais vulneráveis e aos povos indígenas.


Além disso, os jovens reivindicam ainda que governos incluam jovens nas delegações oficiais, garantam dados acessíveis antes das decisões internacionais e incorporem conhecimentos tradicionais nos currículos escolares. Isto é, reconhecendo a centralidade das culturas locais no enfrentamento da crise climática.


Ao olhar para o horizonte da COP30, em Belém, a mensagem é inequívoca: a juventude não quer ser ouvida apenas, quer ser parte das decisões. A declaração convoca governos, empresas e sociedade civil a investir em empregos verdes, restaurar ecossistemas com base na biodiversidade nativa, transformar cidades em espaços resilientes e democratizar o acesso às soluções climáticas.


Trata-se de um chamado global para que o Brasil lidere pelo exemplo e transforme estas recomendações em ação concreta. Segundo os jovens, não há tempo a perder: “o que está em jogo é o futuro — e nós estamos aqui para garanti-lo”. Acesse a carta abaixo:




 
 
 
centro de conhecimento em biodiversidade
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
bottom of page