top of page
Buscar

Professor Guarino Colli recebe prêmio internacional por contribuição à herpetologia

Honraria distingue as contribuições de herpetólogos sêniores para o avanço do campo em escala global. Foto: reprodução
Honraria distingue as contribuições de herpetólogos sêniores para o avanço do campo em escala global. Foto: reprodução

O professor Guarino Rinaldi Colli, do Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília (UnB), Coordenador-Geral da Rede Biota Cerrado (RBC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Biota Cerrado, recebeu ontem (10/7) o “Prêmio de Serviço Distinto à Herpetologia”, concedido pela Herpetologists' League. A honraria, considerada a mais alta da organização científica, distingue as contribuições de herpetólogos sêniores para o avanço do campo em escala global.


A cerimônia de premiação ocorreu durante o Encontro Conjunto de Ictiologistas e Herpetólogos em Saint Paul, Minnesota (EUA). Endossada por pesquisadores de instituições de renome mundial, a carta de nomeação do professor destacou suas contribuições para a ecologia, a evolução e a conservação de répteis e anfíbios, especialmente nos biomas Cerrado e Amazônia. Uma vasta produção científica, com mais de 200 artigos publicados e 15,5 mil citações, reflete a influência de seu trabalho na comunidade científica internacional.


O reconhecimento inclui ainda um prêmio de 1,5 mil dólares e a publicação de uma biografia na revista científica Herpetologica, periódico internacional de alto impacto editado pela Herpetologists' League. Fundada em 1936, a organização é uma das mais importantes e tradicionais sociedades científicas internacionais dedicadas ao estudo de répteis e anfíbios.

Fotos: David Ayronn e Cecília Vieira

Uma carreira de impacto na ciência e na conservação


Com uma carreira de mais de quatro décadas dedicada à pesquisa, à formação de novos cientistas e à conservação da biodiversidade, o trabalho de Guarino R. Colli tem impacto relevante no estudo de répteis e anfíbios da região Neotropical. Um de seus legados mais notáveis é a transformação da Coleção Herpetológica da Universidade de Brasília (CHUNB). Sob sua curadoria, iniciada em 1994, a coleção evoluiu de um modesto acervo de ensino com menos de 4 mil espécimes para o quarto maior do Brasil, abrigando mais de 85 mil exemplares. Hoje, a CHUNB é considerada o mais completo repositório da herpetofauna do Cerrado e um recurso de pesquisa de importância internacional.


“É uma grande honra ver o professor Guarino Colli ser reconhecido com esse prêmio. Sua dedicação incansável à herpetologia ao longo de mais de quatro décadas transformou o campo no Brasil e internacionalmente. Além de suas contribuições científicas notáveis, ele foi um mentor generoso e inspirador para dezenas de estudantes e pesquisadores, e para mim pessoalmente. Sua liderança na expansão da Coleção Herpetológica da UnB e sua atuação em políticas públicas de conservação impactaram diretamente a proteção da biodiversidade brasileira. Dr. Colli é, sem dúvida, uma das figuras mais influentes da herpetologia neotropical e esse reconhecimento é mais do que merecido”, disse Gabriel C. Costa, PhD.Departamento de Biologia e Ciências Ambientais da Auburn University at Montgomery, Alabama, EUA.


Como docente da UnB, já orientou mais de 140 estudantes em todos os níveis acadêmicos, incluindo 60 alunos de iniciação científica, 45 de mestrado, 23 de doutorado e 20 estágios de  pós-doutoramento. Muitos deles ocupam posições de destaque em universidades, órgãos governamentais e organizações não governamentais, dando continuidade ao trabalho de conservação e gestão ambiental. Suas atividades de campo, que inspiraram em muitos jovens o apreço pela biodiversidade e pela pesquisa científica, foi um dos pontos destacados pelo prêmio.


Liderança em políticas públicas conservacionistas


Além da atividade acadêmica, a influência do professor Guarino R. Colli alcança  a formulação de políticas públicas. Ele foi coordenador da avaliação oficial dos riscos de extinção de lagartos e anfisbenas no Brasil, guiando a definição de prioridades de conservação para esses grupos. 

Sua expertise também contribuiu para o debate sobre os riscos ambientais associados ao uso de pesticidas e para os esforços globais de conservação, por meio de sua participação em grupos de especialistas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).


Atualmente,  o professor Guarino R. Colli também  lidera o Projeto Associado Mudanças Climáticas na Rede Biota Cerrado/PPBIO CNPq, projeto a partir do qual tem produzido e supervisionado inúmeras pesquisas que  coletam e analisam dados sobre o fenômeno das mudanças climáticas. Ainda atua na interface com associações científicas e entidades da sociedade civil organizada na promoção de políticas públicas de conservação, a exemplo da Carta Brasília em Defesa do Cerrado 2024, documento que agregou dezenas de entidades de referência  e foi entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 11 de setembro de 2024, Dia do Cerrado.


Por Lauro Moraes (RBC) e Dione Moura (RBC)

Comentários


centro de conhecimento em biodiversidade
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
bottom of page