Coordenador do Centro de Conhecimento em Biodiversidade ministra palestra sobre biodiversidade e mudanças climáticas na China
- Elias Fernandes
- há 11 minutos
- 2 min de leitura

O professor Geraldo Wilson Fernandes, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Centro de Conhecimento em Biodiversidade, realizou, nesta quinta-feira (15/5), uma palestra na Henan Agricultural University, no distrito de Baofeng, na China, com o tema “Superando barreiras para o melhor uso da biodiversidade na mitigação das mudanças climáticas”. O evento reuniu mais de mil jovens no anfiteatro da universidade e contou com a presença do vice-governador da província de Henan, professores e autoridades locais.
A palestra abordou a importância estratégica dos ecossistemas naturais, especialmente florestais, na absorção e armazenamento de carbono, além de sua função na regulação do clima e promoção da resiliência ambiental. O pesquisador também ressaltou que ecossistemas não florestais, muitas vezes negligenciados em políticas públicas, também oferecem serviços essenciais para o enfrentamento da crise climática em escala global.
Em sua fala, Fernandes ainda destacou sete ações prioritárias para garantir resultados concretos e duradouros na luta contra as mudanças climáticas: proteger estoques de carbono já existentes, assegurando a estabilidade climática; restaurar a biodiversidade e promover a conectividade ecológica, evitando a homogeneização dos ambientes naturais; reconhecer o papel da fauna na manutenção dos habitats, regimes de fogo, polinização e dispersão de plantas; melhorar a gestão da terra, adotando práticas sustentáveis na agricultura, pecuária e silvicultura; estimular a responsabilidade corporativa e financeira, com compromissos efetivos de empresas e instituições para a sustentabilidade; alinhar políticas públicas para emissões líquidas zero, integrando esforços intersetoriais; e considerar as dependências humanas da biodiversidade, indo além do foco exclusivo em florestas tropicais e reconhecendo a importância de outros ecossistemas para milhões de pessoas.
Viagem a convite da Henan Agricultural University e da Província de Henan
O professor Geraldo viajou à China a convite da Henan Agricultural University e da Província de Henan, com o objetivo de consolidar colaborações científicas e promover o intercâmbio acadêmico entre as instituições brasileiras e chinesas. Durante sua apresentação, o pesquisador abordou estratégias para integrar a conservação da biodiversidade às políticas de enfrentamento das mudanças climáticas, destacando a importância da cooperação internacional para avanços científicos na área.
Após a palestra, o professor visitou sítios arqueológicos, museus e uma tradicional fábrica de porcelana Ru em Baofeng, conhecida mundialmente pela produção, durante a Dinastia Song (960-1279), algumas das mais belas e distintivas porcelanas da história chinesa.
Professor Geraldo Wilson Fernandes realizou visitas após a palestra. Fotos: reprodução
Comentarios