top of page
Buscar

Congresso que relembra os 10 anos do rompimento de barragem em Mariana, Restaura+ está com inscrições abertas

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Estão abertas as inscrições para o "Restaura+: Mariana, 10 anos", congresso nacional sobre barragens de rejeito e desastres ambientais que será realizado entre os dias 4 e 7 de novembro, no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG). O evento revisita o maior desastre ambiental da história do Brasil, o rompimento da barragem de Fundão, que completa uma década este ano, reunindo pesquisadores, gestores e sociedade civil para debater os impactos, avanços e desafios na recuperação ambiental e social.


Organizado pelos projetos Biochronos e Terra-Água, com apoio do Centro de Conhecimento em Biodiversidade (INCT/CNPq/MCTI), UFMG e Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Restaura+ terá uma programação diversa, composta por palestras, sessões técnicas, mesas-redondas e apresentações de pôsteres. O tema central do congresso é “Barragens de rejeito, desastres ambientais e rompimentos”, e o objetivo é promover um espaço plural para o diálogo interdisciplinar, a troca de conhecimento e construção coletiva de soluções para enfrentamento das crises socioambientais ligadas às barragens de rejeito.


As inscrições para participar do Restaura+ estão abertas até o dia 27 de outubro. Interessados devem se cadastrar no site oficial do evento, onde encontram informações detalhadas sobre valores, categorias de inscrição e formas de pagamento.


Estudantes, pesquisadores e profissionais podem submeter trabalhos científicos no formato de pôsteres até 24 de setembro, respeitando as normas definidas pelos organizadores quanto à formatação e conteúdo, disponíveis no regulamento do evento, também disponíveis no site oficial. A participação pode ser presencial ou virtual, e o evento será realizado no Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3).


Contexto e relevância social


O Restaura+ dá continuidade a uma série de iniciativas anteriores, voltadas à recuperação ambiental, memória e inovação no enfrentamento dos desastres causados por barragens de rejeito. Entre as ações anteriores estão o simpósio internacional “Restoration Challenges in the Tropical Global South” (2025), o IntegraDoce (2024), e o workshop “Em busca de soluções sustentáveis para o Rio Doce” (2024), que ajudaram a fortalecer redes de pesquisa e ampliar a troca de conhecimento científico e técnico.


Com o Restaura+, espera-se não apenas ampliar a divulgação científica, mas também fomentar soluções práticas para a restauração ambiental e a prevenção de futuros desastres, reforçando o compromisso com a pesquisa de excelência. O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

centro de conhecimento em biodiversidade
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
bottom of page