"Restaura+: Mariana, 10 anos" amplia prazo para submissão de resumos para o dia 8 de outubro
- Elias Fernandes

- 1 de out.
- 2 min de leitura

Trecho do rio Doce na região de Periquito (MG). Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A data limite para envio de resumos ao evento "Restaura+: Mariana, 10 anos" foi prorrogada para o dia 8 de outubro. Pesquisadores, estudantes e profissionais interessados podem submeter seus trabalhos para fazer parte do congresso nacional que vai ocorrer entre os dias 4 e 7 de novembro, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
O Restaura+ é uma oportunidade para compartilhar pesquisas e trocar experiências sobre barragens de rejeito e desastres ambientais, tema central do encontro. O evento marca os 10 anos do rompimento da barragem de Fundão, o maior desastre ambiental da história do Brasil, ocorrido em Mariana, Minas Gerais. Nele, pesquisadores, gestores públicos e membros da sociedade civil vão se reunir para debater os impactos, os avanços e os desafios na recuperação ambiental e socioeconômica causados pela tragédia.
Com uma programação diversificada, o congresso inclui palestras, sessões técnicas, mesas-redondas e apresentações de pôsteres, oferecendo um espaço plural para o diálogo interdisciplinar e construção coletiva de soluções para os problemas ligados às barragens de rejeito. O congresso vai abordar questões como barragens de rejeito, gestão e riscos dos resíduos da mineração, desastres em barragens, recuperação ambiental, entre outros. As sessões temáticas do Restaura+ visam aprofundar a discussão em áreas específicas, promovendo intercâmbio científico em nível nacional.
Importância e Apoio Institucional
Organizado pelos projetos Biochronos e Terra-Água, com o apoio do Centro de Conhecimento em Biodiversidade (INCT/CNPq/MCTI) e das universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e Viçosa (UFV), o Restaura+ reforça a importância do comprometimento científico com a prevenção de futuros desastres ambientais. O evento também conta com o suporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Quem deseja participar como ouvinte pode fazer a inscrição até 27 de outubro, com opções para presença física ou virtual. A submissão dos trabalhos prorrogada até 8 de outubro possibilita uma maior participação na discussão sobre um tema crucial para a sociedade e o meio ambiente brasileiros.
Para mais informações, acesse o site oficial do Restaura+ e o perfil do evento no Instagram.



Comentários