Geraldo Fernandes recebe reconhecimento internacional durante o ATBC 2025, maior evento de ecologia tropical do mundo
- Elias Fernandes

- 8 de jul.
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de jul.

O pesquisador Geraldo Wilson Fernandes, coordenador do Centro de Conhecimento em Biodiversidade (ICNT/CNPq/MCTI) e do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) (MCTI), foi homenageado como “2025 Honorary Fellow” pela Association for Tropical Biology and Conservation (ATBC). A premiação foi entregue durante o 61º encontro anual da ATBC, maior evento de ecologia tropical do mundo, realizado em Oaxaca, México, um dos principais eventos científicos do mundo dedicados à biologia e conservação de ecossistemas tropicais.
O troféu recebido por Fernandes reconhece “notáveis feitos e contribuições para o campo da biologia tropical e conservação”, destacando sua liderança, produção científica e atuação na formação de novas gerações de pesquisadores. O pesquisador destacou que a conquista vem em um momento especial, marcado pela colaboração com pesquisadores de todo o Brasil, agradeceu pelo reconhecimento e compartilhou a conquista com colegas.
“Estou extremamente feliz em receber esse prêmio como reconhecimento pela trajetória, que é fruto de um trabalho muito duro e de longo prazo. Compartilho isso com o Centro de Conhecimento em Biodiversidade, o PPBio, meus estudantes e todos que apostaram nesse trabalho conjunto. Isso é resultado da colaboração e de estarmos juntos”, disse.
Fernandes é pesquisador Nível 1A do CNPq, professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor em Ecologia Evolutiva pela Northern Arizona University e fez pós-doutorado pela Stanford University. O professor também é membro titular da Academia Brasileira de Ciências.
Fotos: reprodução







Comentários