top of page
Buscar

Parceria com Secretarias Estaduais e Ministério Público do MT pelo desenvolvimento sustentável

Atualizado: 21 de nov. de 2023

Em mais um movimento de diálogo com tomadores de decisão, o Centro de Conhecimento estabeleceu uma importante parceria com uma das regiões mais estratégicas quando o assunto é biodiversidade do Brasil. Dentro do compromisso de aproximar o conhecimento científico de líderes políticos, o INCT tem buscado a participação conjunta nos órgãos públicos ligados ao meio ambiente.


Domingos Rodrigues e Sanny Saggin, superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade

Foi o que fez o cientista Domingos de Jesus Rodrigues, membro da coordenação do Centro, em visita a três órgãos fundamentais na gestão ambiental no estado do Mato Grosso: a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), o Ministério Público e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI).


Maior produtor agrícola do país, o Mato Grosso abriga três dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Concentra também a maior produção de transgênicos (soja, milho e algodão) e lidera em índices de desmatamento. Um desafio enorme para as autoridades públicas, que tentam combater o avanço do agronegócio sobre as áreas verdes em equilíbrio com a produção econômica do terceiro maior estado brasileiro.



Domingos apresentou às equipes como o Centro pode contribuir nessa árdua missão a partir das pesquisas produzidas sobre os efeitos das mudanças climáticas na biodiversidade, sobre a saúde dos solos, com referências de espécies para recuperação de ecossistemas e com dados sobre o panorama da biodiversidade do Mato Grosso.



Secretaria de Estado de Meio Ambiente


No encontro com a superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade, Sanny Saggin, a Coordenadora de Unidades de Conservação, Cassia Rosin, e com os gestores das Unidades de Conservação, Nicola Leventi (Parque Estadual do Xingu), Jussara Oliveira (Parque Estadual do Igarapés do Juruena), Ana Paula Santana da Costa (Parque Estadual do Cristalino), Elder Antunes (Estação Ecológica do Rio Ronuro) e Fernando Abreu (ponto focal do programa ARPA), ficou claro como as atividades dos nove projetos que o Centro desenvolve se relacionam diretamente com demandas da SEMA-MT, possibilitando oportunidades reais de parcerias para a formulação de políticas públicas.


Na foto, Nicola Leventi, Cassia Rosin, Jussara Oliveira, Ana Paula Santana da Costa, Fernando Abreu e Domingos Rodrigues. Encontro com equipe de gestores das unidades de conservação.

Junto ao coordenador de fauna e recursos pesqueiros, Eder Toledo, foi estabelecida a criação de uma lista oficial da fauna e flora do estado de Mato Grosso, em consonância com o projeto Panorama da Biodiversidade do Centro.



Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação


No encontro com o secretário adjunto, Rodrigo Zanin, Domingos apresentou os projetos do Centro que se alinham às novas diretrizes da Secretaria, como o Ecoturismo sustentável, que utiliza o conhecimento da biodiversidade local para impulsionar o ecoturismo e contribuir para o zoneamento econômico, ecológico e social do estado. Zanin enfatizou a necessidade de um estudo focal sobre a vegetação do estado de Mato Grosso, o que o projeto Blue List do Centro (saiba mais aqui), já vem propondo realizar.




Ministério Público do Mato Grosso


As iniciativas do Centro de Conhecimento e do Centro de Ecologia e Educação Ambiental da UFMT-Sinop foram apresentados ao Ministério Público de Mato Grosso, representado pela promotora Ana Luiza Peterlini. Receberam destaque as possibilidades de capacitação de recursos humanos e a produção de materiais de educação ambiental para a sociedade.


Encontro com a promotora Ana Luiza Peterlini, do Ministério Público do Mato Grosso

Os encontros no estado do Mato Grosso são o ponto de partida para uma nova etapa de cooperações entre o Centro e as instituições e autoridades locais. São diversas oportunidades de colaboração com alto potencial de impacto para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso.

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page