top of page
Buscar

Monitoramento da biodiversidade em escala global marca segundo dia do encontro

Atualizado: 1 de dez. de 2023


Geraldo Fernandes (segundo da esquerda para direita), coordenador do Centro, e demais participantes do AHTEG em Montreal, Canadá.

No segundo dia do Encontro do Grupo de Experts em Indicadores (Meeting of the Ad Hoc Technical Expert Group on Indicators - AHTEG) na cidade de Montreal, Canadá, os trabalhos se centraram sobre os Indicadores Principais da Biodiversidade. Esses indicadores deverão guiar os países em seus relatórios sobre a biodiversidade.


Durante a Conferência de Biodiversidade das Nações Unidas de 2022 foi elaborado o Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal com objetivos e metas para deter e reverter a perda de biodiversidade. Os indicadores principais do quadro de monitoramento compreendem um pequeno número de indicadores que se destinam a captar o âmbito global de um objetivo ou meta no Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal (veja a lista completa em https://www.post-2020indicators.org/).


O Centro de Conhecimento em Biodiversidade e o Programa Brasileiro de Pesquisa em Biodiversidade, o PPBio/MCTI têm participado ativamente das reuniões em Montreal e da elaboração de artigos sobre indicadores no âmbito do Quadro Global (confira em https://doi.org/10.1016/j.oneear.2022.05.009)


A importância deste trabalho é enorme pois, neste momento, o grupo de experts elabora um documento que apresenta os avanços necessários para darmos mais um passo na conservação da biodiversidade e manutenção de serviços ecossistêmicos essenciais à sobrevivência das espécies em um planeta mais justo e sustentável.


31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page