top of page
Buscar

Lançamento do livreto educativo sobre a Serra do Cipó

Atualizado: 11 de jun.


Geraldo Fernandes, coordenador do projeto, e os pesquisadores Letícia Ramos e Kenedy Siqueira com o livreto "Aprendendo com as montanhas". Foto: Maria Clara Romano

A poucos metros de uma cachoeira, na Serra do Cipó, em meio à zona rural do município de Santana do Riacho, um grupo muito animado de educadores se reuniu em pleno sábado, dia 8/06, para falar de um tema que levam muito a sério: educação ambiental. Os professores participam do projeto Bandeirinhas III, realizado pela prefeitura de Santana do Riacho em parceria com outras instituições, como a UFMG. O projeto leva às escolas do município um calendário de educação ambiental alinhado aos saberes tradicionais, promovendo encontros periódicos de formação e troca de saberes. 

Educadores da rede de ensino de Santana do Riacho e pesquisadores da UFMG. Foto: Maria Clara Romano

Estavam presentes naquela manhã os integrantes do PELD- CRSC, o projeto Pesquisa Ecológica de Longa Duração dos Campos Rupestres da Serra do Cipó, coordenador pelo Prof. Geraldo Wilson Fernandes (UFMG). O PELD-CRSC é parceiro do Centro de Conhecimento em Biodiversidade - o observatório da biodiversidade brasileira.


Em parceria com o Projeto Bandeirinhas III, Centro e PELD-CRSC lançaram o livro educativo "Aprendendo com as Montanhas", com atividades de educação ambiental para os alunos e professores do ensino fundamental da rede municipal e estadual.




A Dra. Letícia Ramos e o Dr. Walisson Kenedy Siqueira, autores do livreto, e os alunos de iniciação científica e extensão Marcos Paulo Santos e Maria Romano, apresentaram o conteúdo do material aos professores e abordaram alguns dos temas das atividades propostas, que se relacionam à biodiversidade e preservação dos ecossistemas encontrados na região.


Os educadores tiveram participação na elaboração do livrinho, sugerindo abordagens e como gostariam de utilizá-lo em sala de aula, de modo a somar com o calendário ambiental já desenvolvido na rede de ensino.


Mais de 800 exemplares foram entregues gratuitamente às escolas. Uma importante devolutiva do projeto, ampliando a participação da comunidade e popularizando conhecimento científico de forma prática e educativa para professores e alunos.


Registro dos irmãos Cilah (8 anos) e Túlio Pires (10 anos) lendo o livrinho. Foto: Letícia Ramos



60 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page