Jovens Líderes do Clima se reúnem em Belo Horizonte para cúpula global antes da COP30
- Raíra Saloméa
- 31 de mar.
- 3 min de leitura

Enquanto o mundo volta sua atenção para o Brasil para as próximas negociações climáticas da COP30, um poderoso movimento juvenil está se formando em Belo Horizonte. De 2 a 5 de abril, o campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) receberá 200 jovens líderes climáticos de 39 países, com outros 300 participantes virtuais, para o que promete ser um dos eventos climáticos juvenis mais significativos do ano no Brasil.
A Cúpula Global da Juventude Climática 2025, organizada pelo Global Youth Leadership Center (GYLC) em parceria com o Centro de Conhecimento em Biodiversidade INCT/CNPq e a UFMG, chega em um momento crítico. Com os impactos climáticos se intensificando em todo o Sul Global, esta cúpula cria uma plataforma para aqueles mais afetados pela crise liderarem a conversa sobre soluções.
"Jovens de regiões vulneráveis ao clima trazem perspectivas únicas e abordagens inovadoras que são essenciais para enfrentar a emergência climática", explica Ejaj Ahmad, CEO do GYLC. "Esta cúpula representa uma oportunidade crítica para que essas vozes moldem a agenda climática global antes da COP30.", completa Ahmad.

Autoridades nacionais e internacionais estarão presentes
A reunião de quatro dias reunirá uma coalizão de lideranças do governo, como as ministras Marina Silva (Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas) e Luciana Santos (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), líderes acadêmicos, executivos corporativos e ativistas juvenis. O Professor Mateus Simões de Almeida, Vice-Governador de Minas Gerais, se juntará a representantes do governo nacional, incluindo o Dr. Euzebio Jorge Silveira de Sousa, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Dra. Rita de Cássia Mesquita, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
A liderança corporativa será representada pelo CEO da CEMIG, Reynaldo Passanezi Filho, e executivos da FIEMG e outras organizações. As perspectivas acadêmicas virão da Reitora da UFMG, Dra. Sandra Regina Goulart Almeida, do coordenador do Centro de Conhecimento em Biodiversidade, Dr. Geraldo Fernandes, e do Diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Dr. Ricardo Gonçalves. O ex-cientista da NASA, Peter Fiekowsky, fornecerá insights científicos.
Mais importante ainda, são os jovens ativistas climáticos, que ocuparão o centro do palco durante toda a cúpula. Rayane Xipaya, uma ativista indígena da região amazônica, compartilhará perspectivas sobre proteção florestal e direitos indígenas. Outros jovens líderes do Japão, Quênia, África do Sul, Bangladesh, Peru, El Salvador, Gana e dezenas de outras nações contribuirão com suas diversas experiências e soluções.
Declaração da Juventude Climática de Belo Horizonte
Além de discursos inspiradores e painéis de discussão, a cúpula produzirá resultados importantes. Os participantes desenvolverão colaborativamente a Declaração da Juventude Climática de Belo Horizonte, um documento que canalizará as perspectivas dos jovens diretamente para as negociações da COP30, que acontece em novembro em Belém do Pará. Além disso, dez jovens líderes do clima serão selecionados ao final do evento e receberão bolsas de US$ 1.000 para implementar projetos de ação climática baseados na sua comunidade e região de origem.

Pela primeira vez na América do Sul, evento traz à BH prévia da COP30
Por quatro dias, Belo Horizonte se tornará o epicentro da liderança climática juvenil, oferecendo uma prévia da energia e inovação que os jovens líderes trarão para as negociações críticas da COP30 no final deste ano. É a primeira vez que o encontro acontece na América do Sul, e só foi possível graças a parcerias estratégicas.
O Centro de Conhecimento para a Biodiversidade do CNPq e o Instituto de Ciências Biológicas/UFMG atuam como parceiros de conhecimento, com a CEMIG como patrocinador ouro, a FIEMG como patrocinador prata e a Itaminas como parceiro de descarbonização.
O GYLC é uma organização internacional sem fins lucrativos que expande o conhecimento dos jovens sobre ciência climática, desenvolve habilidades de liderança e engaja os jovens em ações climáticas por meio de programas em países vulneráveis ao clima no Sul Global. Construído com base nos 16 anos de experiência do Bangladesh Youth Leadership Center, o GYLC traz ampla experiência em treinamento de liderança adaptativa e investimento em iniciativas lideradas por jovens.
CONTATOS PARA A IMPRENSA:
Centro de Conhecimento em Biodiversidade (INCT)
Raíra Saloméa (Jornalista - Assessoria de Comunicação INCT)
Celular: +55 31 99958 2086
Email: contato@biodiv.com.br
UFMG
Professora Fábia Pereira Lima, Diretora do Centro de Comunicação (CEDECOM), UFMG
Celular: +55 31 8435 8412
Email: fabialima@gmail.com
Global Youth Leadership Center
Rafiqul Alam Khan, Coordenador, Secretariado da Cúpula Global da Juventude pelo Clima
2025, GYLC
Celular e WhatsApp: +880 16 7588 8144
Email: rafiq@gylc.org
Oportunidades de entrevista com palestrantes e jovens delegados estão disponíveis mediante solicitação.
Commenti