top of page
Buscar

Centro apresenta ações desenvolvidas em nove meses de atuação

Atualizado: 21 de nov. de 2023


Coordenadores e pesquisadores associados do Centro de Conhecimento em Biodiversidade se reuniram virtualmente no dia 23 de outubro para apresentarem o andamento dos projetos durante os primeiros nove meses de atividades do INCT.


Um dos principais pontos discutidos na reunião foi o corte de 29% dos recursos. A redução chega a mais de 45% em bolsas e 18% em custeio para pesquisas, o que prejudica o andamento dos projetos e inviabiliza o desenvolvimento de várias ações planejadas para os cinco anos de atuação do Centro. No mês de novembro, os coordenadores apresentarão formalmente ao CNPq um pedido de recuperação dos recursos essenciais para o desenvolvimento integral do INCT.

Parte da equipe que apresentou as ações desenvolvidas nos primeiros nove meses de atuação do INCT.

Proposta sobre doenças emergentes

Ao longo do primeiro ano de atuação em nove diferentes linhas de pesquisa, os pesquisadores do Centro identificaram a necessidade de uma chamada específica sobre doenças emergentes no Brasil. Diante disso, o Centro apresentará uma proposta de chamada de pesquisas sobre o tema ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para o ano de 2024.



Principais questões sobre a biodiversidade

Alinhados ao recém instituído Programa Nacional de Popularização da Ciência, o Centro se organiza para a produção de uma publicação inédita que reunirá as questões mais relevantes e centrais sobre a biodiversidade brasileira e respostas para essas questões. A ideia é responder as dúvidas mais comuns entre os brasileiros quando o assunto é biodiversidade. Para isso, um questionário, previsto para o primeiro semestre de 2024, será direcionado ao público para investigar o que sabem e o que gostariam de saber sobre a diversa biodiversidade brasileira.


Com o apoio do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), o Centro utilizará protocolos de amostragem que são usados pelo programa para responder as questões reunidas (vide https://doi.org/10.1111/j.1523-1739.2009.01212.x), aproximando conhecimento científico dos brasileiros. O projeto está sendo liderado pelo pesquisador Carlos Grelle, com a participação dos demais coordenadores do Centro.


Outra ação de comunicação científica definida para os próximos meses é a divulgação da rede de interações interinstitucionais que compõem o Centro. Demonstrar as articulações entres as instituições parceiras em seus respectivos projetos contribui para o fortalecimento da Ciência e reconhecimento do trabalho conjunto.


Continue acompanhando o andamento do Centro de Conhecimento em nosso site e redes sociais.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page